Receita (não tão) clássica de Steak Tartare

Um clássico francês, do jeito que a gente gosta: simples, direto e com ingredientes que falam por si. Neste post, mostramos por que menos tempero pode significar mais sabor e como um bom azeite transforma um Steak Tartare em experiência.

Receita (não tão) clássica de Steak Tartare

A gente sabe que a culinária francesa é icônica no mundo todo. E poucos pratos representam essa cultura como um bom e velho Steak Tartare. Aqui na Lóv a gente gosta de coisas diferentes (sempre respeitando a tradição) e com esse prato não vai ser diferente. Não se preocupe, não cometeremos nenhum crime gastronômico por aqui, muito pelo contrário: essa receita simples e direta é uma homenagem aos ingredientes frescos e de alta qualidade, feitos para serem aproveitados ao máximo!

Ingredientes

  • 100 g carne (de preferência filé mignon)
  • 1 g pimenta do reino moída na hora
  • 3 g  de sal
  • 20 g de azeite extravirgem Lóv Pra Finalizar

Como fazer um Steak Tartare

  1. Congele e pique a carne

Coloque a carne no freezer pra ela firmar levemente. A ideia é deixar a superfície congelada e o interior bem frio (mas não congelado). Isso deve levar entre 30 minutos a 2 horas, dependendo da potência do seu freezer.
Numa tábua de madeira, corte a carne à mão: primeiro em lâminas, depois em tiras e, por fim, em cubinhos. A gente prefere o tartare tradicional com a textura de carne picada pequena, mas você pode cortar do jeito que você preferir (tem gente que faz com carne moída, tipo kibe).

  1. Monte o prato e coma!

Coloque a carne no prato e misture o sal, a pimenta e o azeite e pronto! Para comer, use o pão da sua preferência (a gente ama com uma brioche).

Notas sobre a receita:

Muita gente pergunta o motivo dessa receita de Steak Tartare ser mais simples, com poucos temperos. A verdade é que quando os ingredientes são muito bons – nesse caso o filé mignon – colocar muitos ingredientes gera uma “competição entre eles”. Gostamos de deixar a carne falar por si. Além disso, o sal, a pimenta e principalmente o Azeite de Oliva Extravirgem Lóv realçam o sabor da carne e destacam os sabores frescos do prato. Ou seja, se tiver uma carne excelente, com um azeite fresquíssimo como Lóv, você não vai precisar de nada à mais ☺

Voltar para Posts